Orientação - Escola
ESCOLA
Nos Estados Unidos a Educação é mantida por impostos pagos pela comunidade. O custo anual de cada estudante gira em torno de US$ 5.000. Isto significa que a comunidade está doando esta importância para sua educação e experiência de convivência internacional.
Desse modo, tanto a direção da escola como a comunidade esperam que você justifique e corresponda à sua matrícula esforçando-se o máximo que puder para tornar-se um ótimo aluno. Em troca, um estudante bem preparado poderá oferecer experiências riquíssimas em conteúdo para seus colegas, sua cidade e seu novo lar.
Leve consigo revistas, fotos, cartões postais e cds do Brasil. Não perca nenhuma oportunidade de falar de seu país, de seu povo e de sua cultura, pois normalmente eles têm poucas informações sobre o Brasil e ficarão maravilhados ao saber de nosso desenvolvimento. A concepção que têm do Brasil é, ainda, a de um país sem estradas, sem grandes cidades e sem grande expressão econômica. Caberá a você mudar esta imagem, não só através do que pode informar, mas também pela forma educada de se comportar e tratar as pessoas.
Esteja preparado para pequenas despesas escolares, tais como: material didático, aluguel do material didático, aluguel do “locker”, uniforme do time do colégio e o lanche.
E muito importante saber que você somente poderá faltar às aulas por razões muito sérias e neste caso sua família hospedeira deverá contatar a escola e justificar sua falta.
TUTORING
Os diretores e conselheiros da escola poderão determinar que estudantes estrangeiros com deficiência no idioma e incapacitados de acompanhar as aulas, sejam submetidos ao “tutoring”, ou seja, aulas particulares por um determinado período de tempo. Estas aulas serão custeadas pelo próprio estudante.
Esclarecemos que esta é uma exigência das escolas e não do Programa de Intercâmbio. O Programa poderá ajudar o estudante como intermediário na questão, porém não interferirá nas decisões da direção da escola.
ESPORTES
Não há garantia de participação em esportes.
O estudante que desejar participar de atividades esportivas na escola poderá ter que se submeter, por imposição da escola, a um teste de drogas para atletas. Neste caso a participação no time esportivo dependerá tanto da disponibilidade do estudante em fazer o teste como do resultado do mesmo.
DIPLOMA
Todas as decisões referentes ao ano letivo, obtenção de créditos, formatura, diploma, aptidão em esportes e participação esportiva são de critério individual da escola e/ou dos distritos das mesmas.
A escola não é obrigada a expedir diploma de conclusão de curso para estudantes estrangeiros, contudo se você preencher os requisitos exigidos, poderá vir a recebê-lo. Isto só será possível para estudantes de 2 semestres, mas não há qualquer garantia.
PROCESSO DE LEGALIZAÇÃO DO HISTÓRICO ESCOLAR AMERICANO
É de responsabilidade do estudante tomas as providências relativas ao processo de legalização do histórico escolar americano junto ao Consulado Brasileiro. Este procedimento é fundamental para a continuidade de seus estudos no Brasil, caso contrário você na poderá regularizar sua situação acadêmica quando retornar para o Brasil.
PROCEDIMENTOS
- Você deverá solicitar o seu histórico com no mínimo 2 semanas de antecedência ao término do período escolar.
- Neste documento deverá constar:
- Série que freqüentou no exterior.
- Matérias estudadas e notas obtidas com explicação da escala de valores, a fim de facilitar a interpretação desses dados no Brasil.
- Datas de início e término do(s) semestre(s) estudado(s).
- Freqüência escolar.
- Assinatura do diretor e/ou representante da escola.
- Envie esse documento e diploma (se for o caso) ao Consulado Brasileiro cuja jurisdição inclua o estado americano onde você se encontra. Aconselhamos, porém, que telefone antes para confirmar o valor cobrado para o reconhecimento legal de cada documento.
- Na mesma carta que você enviar ao Consulado, junte um envelope endereçado e selado para a devolução da documentação já reconhecida, solicitando urgência em seu pedido.
Atenção!
- Não deixe para a família hospedeira tomar essas providências.
- Não deixe tudo para a última hora.
- Não há possibilidade de resolver isto após o seu retorno ao Brasil.
CONVALIDAÇÃO DE ESTUDOS NO BRASIL
Para que o estudante brasileiro possa convalidar seus estudos feitos no exterior, é necessário que, aqui no Brasil:
- Seja feita a tradução juramentada de inteiro teor do histórico (e diploma, se for o caso) para o português.
- Encaminhe, através de requerimento, ao diretor de sua escola, solicitando ao mesmo a convalidação de seus estudos.
Esclarecemos, porém, que a deliberação da aceitação ou não destes documentos ficarão a critério de sua escola brasileira. O ICCE em nada poderá interferir e por isso aconselha que seja feito um acordo prévio entre o estudante e a direção da escola brasileira.