Inglês para Conversação e Para Fins Acadêmicos em San Diego
A San Diego State University oferece dois cursos de inglês para fins específicos: Inglês Intensivo para Comunicação e Inglês para Fins Acadêmicos, com o mínimo de quatro e doze semanas, respectivamente
Inglês Intensivo para Comunicação
Este programa é direcionado para alunos e profissionais de todos os níveis de proficiência em inglês que desejem desenvolver e melhorar as suas habilidades práticas de comunicação em inglês.
O programa tem o foco na fala e compreensão, e os alunos aprendem também gramática, leitura e escrita. Os alunos têm a oportunidade de praticar o inglês com os professores, alunos americanos e “facilitadores” de turma. As datas de início e duração dos cursos são flexíveis.
Pontos altos do curso:
- Facilitadores: As turmas de conversação têm um “facilitador” que ajuda os alunos a se acostumarem aos diferentes sotaques e estreitarem o contato com os americanos.
- Interação com nativos: os alunos têm a oportunidade de praticar o inglês que aprendem em aula e melhorar o seu conhecimento da cultura norte-americana na interação com nativos. A escola conta com um centro voltado para a vida do estudante de forma a auxiliar o aluno a ter uma vida social fora da sala de aula. Os eventos incluem grupos de conversação e noites de jogos com nativos duas vezes por mês, além de atividades de voluntariado em San Diego mensalmente.
- Ouvinte de cursos universitários: os alunos que tenham inglês intermediário-alto ou avançado podem receber auxílio para ser ouvintes de cursos universitários nas suas áreas de interesse (mediante autorização do professor da SDSU).
- Esportes: os alunos podem praticar interações sociais em inglês enquanto praticam esportes de equipe.
- Workshops para o TOEIC: para os alunos interessados em fazer o exame TOEIC durante os seus estudos de inglês, são oferecidos workshops e aulas para auxiliar os alunos a se prepararem para o TOEIC e terem boas classificações.
- Conselheiros de nível de proficiência: Cada nível de proficiência tem um conselheiro que ajuda os alunos a se informarem dos procedimentos do programa e suas políticas, a se manterem informados sobre eventos e atividades sociais, além de ajudarem em assuntos burocráticos relativos a vistos, acomodação, finanças, etc.
Níveis de proficiência:
O curso oferece uma variedade de níveis de inglês, desde o básico ao avançado. Os alunos fazem um teste quando chegam e são colocados na turma que melhor se adeque às suas habilidades linguísticas.
O curso dura no mínimo quatro semanas. Os alunos têm no mínimo 23 horas/aula, 14 horas/aula para alunos de meio-período.
Programa do curso:
Aulas de comunicação oral: os alunos recebem oito horas por semana de instrução em Comunicação Oral, direcionada para a melhoria da fluência em inglês, compreensão, gramática voltada para a fala e pronúncia, assim como para desenvolver confiança para falar inglês em situações de trabalho, viagem, interação social.
Compreensão, gramática, leitura e escrita: Os alunos têm 12 horas de aula por semana voltadas para compreensão, gramática, leitura e escrita, o que ajuda a desenvolver as habilidades comunicativas necessárias para situações profissionais, sociais e práticas.
Conversação: Os alunos têm aulas de comunicação oral, nas quais interagem com instrutores e professores assistentes para melhorar as suas habilidades de conversação de forma a promover entendimento intercultural.
Aulas optativas na área de Business: Os alunos de nível intermediário e avançado que queiram melhorar o seu conhecimento da área de Business, no que diz respeito a conceitos, vocabulário, expressões, podem escolher seguir uma matéria de inglês para Business.
Cronogramas personalizados: Alunos avançados têm a oportunidade de escolher o seu cronograma de aulas, escolhendo por exemplo um Seminário Avançado de Comunicação Oral, que tem o foco em uma variedade de habilidades linguísticas e interesses.
Matérias optativas: As matérias optativas são oferecidas a cada semestre para auxiliar nos testes, melhorar a proficiência linguística e melhorar o conhecimento da cultura dos Estados Unidos. Os cursos variam pro sessão e nível de proficiência. Algumas das optativas são:
- Melhoria do sotaque;
- Expressões idiomáticas americanas e gíria;
- Inglês através da dança;
- Inglês através dos esportes;
- Compreensão do inglês de filmes americanos;
- Preparação para o TOEFL com base na Internet;
- Preparação para o TOEIC;
- Mistérios da soletração;
- Introdução ao surfe;
- Em média há 18-24 matérias optativas por semestre.
Clínica de Pronúncia:
Além das aulas diárias de matérias optativas de conversação e pronúncia, é oferecida aos alunos de período integral uma “clínica de pronúncia”, que provê serviço personalizado de apoio à articulação adequada das palavras utilizando software especializado, atividades de laboratório de línguas e materiais específicos criados pelos professores.
Inglês para Fins Acadêmicos
O curso de Inglês para Fins Acadêmicos é elaborado para alunos de todos os níveis que planejem ingressar em uma universidade de língua inglesa ou que queiram se preparar para um exame como o TOEFL ou IELTS.
Pontos altos do curso:
Isenções para TOEFL* para alunos que planejem ingressar em cursos de graduação da SDSU ou em determinadas universidades locais, mediante conclusão de níveis do curso.
*O TOEFL é uma prova quase sempre exigida a alunos internacionais que desejem ingressar em universidades de língua inglesa. Caso o aluno alcance um determinado nível de inglês neste curso, não precisará fazer o TOEFL para a candidatura à SDSU e algumas outras universidades locais.
- Desenvolvimento de habilidades acadêmicas: Este curso auxilia os alunos a desenvolverem as capacidades necessárias para se saírem bem nas universidades americanas.
- Aconselhamento acadêmico: Os conselheiros auxiliam os alunos nas candidaturas a admissão tanto para a San Diego State University como para outras universidades.
- Interação com nativos: Os alunos têm a oportunidade de praticar o que aprendem com alunos americanos, dentro e fora da sala de aula.
- Observação de matérias da graduação: Os alunos de nível intermediário-alto a avançado podem ser alunos-ouvintes de matérias da universidade das suas áreas de interesse, mediante autorização do professor da disciplina.
- Participação em disciplinas da graduação: Os alunos avançados podem frequentar até duas disciplinas (seis unidades) da graduação, nas suas áreas de interesse e ter os créditos transferidos para o seu curso de eleição quando forem admitidos, dentro das regras estabelecidas.
Inglês para fins acadêmicos - resumo do curso:
Número mínimo de semanas para este curso: 12 no verão e 17 na primavera ou outono.
Horas/aula por semana: 23+
Requisitos: preferência por instrução prévia em inglês
O que está incluído além do curso de inglês: todos os alunos têm acesso a aconselhamento acadêmico, matérias optativas, clínica de pronúncia, grupos de conversação, laboratórios de língua e computador, biblioteca da universidade e esportes
Os alunos que chegarem antes da data de início do curso podem frequentar o curso de Inglês Intensivo para Comunicação até que as aulas comecem.
Programa do curso
- Teste de colocação: todos os alunos passam pelo teste de proficiência para saber em que turma o aluno deverá ficar segundo as suas habilidades de compreensão oral, leitura, escrita, etc.
- Habilidades linguísticas: boa parte do curso é dedicada ao desenvolvimento acadêmico da leitura, escrita, gramática, compreensão oral, fala e vocabulário, além de abordar as estratégias necessárias para que o aluno se saia bem na graduação em uma universidade de língua inglesa.
- Dependendo do nível, o aluno pode escolher matérias para se preparar para o TOEFL ou IELTS, exames exigidos por boa parte dos cursos universitários. Alguns alunos podem ser elegíveis para matérias como “O inglês na matemática”, “inglês para engenharia”, “marketing americano”.
- Atividades: os alunos são expostos à ambientação universitária e podem participar de atividades do campus da SDSU regularmente através deste curso.
- Matérias optativas: a cada semestre são oferecidas matérias optativas que permitem que os alunos melhorem a proficiência na língua segundo as áreas que mais necessitem. As matérias optativas podem variar, e podem incluir:
- Preparação para o TOEFL com base na Internet
- Preparação para o IELTS
- Inglês através da Dança
- Pronúncia americana
- Padrões frásicos do inglês
- Desenvolver a fluência através dos verbos
- Preparação para leitura acadêmica
- Inglês através da música popular
- Inglês através dos esportes
Clínica de Pronúncia:
Além das aulas diárias de matérias optativas de conversação e pronúncia, é oferecida aos alunos de período integral uma “clínica de pronúncia”, que provê serviço personalizado de apoio à articulação adequada das palavras utilizando software especializado, atividades de laboratório de línguas e materiais específicos criados pelos professores.
Os alunos avançados podem se inscrever em até duas disciplinas regulares da SDSU junto aos alunos americanos. As notas e créditos são dados como para os outros alunos e podem ser transferidos até mesmo para outras universidades quando o aluno ingressar na graduação da sua área de interesse. Essa opção tem alguns requisitos que devem ser consultados.